segunda-feira, 21 de julho de 2008

UMA DERROTA E O MAIOR APRENDIZADO DE TODOS.

Domingo, 20 de Julho de 2008.

Fla 0 x 1 Vitória

O Flamengo sofre uma nova derrota em casa. Sabíamos que o jogo era importantíssimo para mantermos a "gordura" na liderança do campeonato. Tínhamos inúmeras vantagens: jogavámos em casa, somos o líder (o que de certa forma já impõe respeito), temos bons jogadores, o plantel mais unido, o treinador mais promissor da nova geração, enfim, éramos favoritos. Mas a derrota aconteceu. Não jogamos bem o primeiro tempo, estávamos travados, estagnados em campo. O meio não criava, o ataque não chutava, a defesa falhava. Realmente jogamos mal. Porém voltamos para o segundo tempo com a cara do verdadeiro Flamengo 2008. Defesa impenetrável, meio campo rodando e ataque impiedoso.
Ataque do Flamengo, bola na área, bate rebate, Gol!!!! Diego Tardelli aproveita e marca. 1x0 Fla!!!
Mas a bandeirinha, que estava péssima no jogo, anula o gol dando impedimento do atacante flamenguista. Gol nitidamente mal anulado que prejudicou a performance do Rubro-negro daí pra frente.
Poucos minutos depois a defesa falha e o Vitória faz o gol que definiria a partida.
Nos 20 minutos finais só dava Mengão. Mas não deu Mengão. Nova Derrota. E o pior, jogando bem.

Raiva?! Não, angústia. Ódio?! Nunca!!! Um pouco de frustração talvez. Frustração por ter jogado bem e mesmo não ter vencido o jogo. Frustração porque nos acostumamos a gritar gol em todos os jogos do nosso querido time e nos dois últimos, apesar de sermos imensamente superiores nos 90 minutos, tivemos de nos conter calados. Mas ódio... esse é um sentimento que os meus AMIGOS da TONU nunca sentirão pelo FLAMENGO. Aliás, quero falar um pouco dessa Torcida:

Eu conheço a TONU faz pouco tempo. Mas vc não precisa conhecer a fundo esses torcedores para se identificar e se encantar com eles. São pessoas maravilhosas, todas com um coração muito bom e, acima de tudo, loucamente apaixonadas pelo Flamengo.
Os torcedores dessa torcida não são torcedores comuns. Vc percebe isso quando fala com eles, quando olha pra eles. Vou contar pra vcs a história do jogo de domingo do meu ponto de vista...

“Domingo, 20 de Julho de 2008.

Fla 0 x 1 Vitória

16:30. Foi a hora em que cheguei ao Bar da TONU. A cerca de uns 300m do bar vc já escuta a batucada. Já tinha por volta de umas 60 pessoas assistindo aos jogos que antecediam o jogo do Flamengo. Os jogos que estavam passando eram Palmeiras x Goiás e Vasco x Atlético Paranaense. Alguns torcedores do Palmeiras estavam lá, pois eles também assistem aos jogos nesse mesmo bar. Vários flamenguistas.
Bem na frente se concentra a galera da Torcida Ninho do Urubu, a TONU. Com uma batucada de estremecer o chão, regada a muita mas muita música cantada pelos incansáveis integrantes e um megafone que não pára um só instante. Um ambiente encantador.
17:30. Vários flamenguistas começam a lotar o bar. A batucada ainda não parou desde a hora em que cheguei. A cada gol do Atlético Paranaense contra o Vasco a torcida se levantava eufórica. Muito bom. Mas o que impressiona é o respeito pelos Palmeirenses. A cada gol do Goiás os diretores da TONU faziam sinais para que os torcedores flamenguistas não comemorassem. A TONU respeita a TOPI (torcida palmeirense que assiste aos jogos no bar) em busca de uma convivência pacífica nos dias de transmissão dos jogos. Um gesto de pessoas, como já disse antes, maravilhosas e com um coração muito bom. A única coisa que realmente querem é torcer, torcer com vontade, com amor, colocar pra fora sua paixão pelo Flamengo.
“Coisa de flamenguista. Nós somos assim mesmo!!! Sabe pq? Sabe pq? Pq nós somos apaixonados pelo Flamengo!!!” Ouvi essa frase lá. Impressionante. Me arrepio só de lembrar.
Começa o jogo. O Flamengo joga mal. Sofre pressão. Mas vc não ouve xingamentos no Ninho. Em vez disso, uma cantoria frenética de músicas de incentivo ao time. Parece que estamos no Maracanã.
Fim do primeiro tempo. A batucada continua. Dessa vez mais forte. Mais bonita. É festa no Ninho. Mesmo o jogo empatado.
Começa o segundo tempo. É outro Flamengo. É o verdadeiro Flamengo.
Defesa impenetrável, meio campo rodando e ataque impiedoso. Goooooooooooooool!!! Explooooode o Ninho do Urubú em festa. Uaaaau, olha pra trás. Tá vendo?! Olha essa torcida!!! Ééééé!!! Somos nós!!! Somos a TONU!!! A maior torcida flamenguista do Maranhão!!!! Éééé Impressionante!!! Eu também me arrepiei nessa hora. Pode cantar TONU: “Tu ééés time de tradiçãããão, raça, amor e paixãããão, ó meeeeu Mengoooo... Infelizmente nosso canto teve de ser contido. O gol foi anulado. MAL anulado. Um duro golpe em nossos corações angustiados. Daí pra frente todos vocês já sabem a história do jogo.
48 do segundo tempo. Fim de jogo. Perdemos.
A torcida fica desanimada. Alguns torcedores do Palmeiras e do São Paulo vaiam. Esse ato irrita alguns integrantes da TONU, pois eles sempre respeitaram os palmeirenses. Por isso eles se levantam de seus lugares. Pensei comigo: “Pronto, agora vai dar pau”.

“EEEEU SEMPRE TE AMAREEEI, ONDE ESTIVER ESTAREEEEI Ó MEEEEU MENGO!!!”

“VAMOS FLAMEEEENGO, VAMOS SER CAMPEÕÕES, VAMOS FLAMEEENGO. MINHA MAIOR PAIXÃO, VAMOS FLAMENGO. E ESSA TAÇA VAMOS CONQUISTAAAR!!!”

Essa foi a resposta da TONU às provocações dos minúsculos palmeirenses. Depois disso, eles foram reduzidos de minúsculos a ácaros de torcida.
Mas alguns integrantes da TONU ainda estavam nervosos. Perderam dois jogos seguidos. Um deles em casa. É revoltante. E as provocações deixaram seus nervos à flor da pele. Eles ficam zangados. Mas os outros, a maioria dos integrantes diz: “Ei, nós estamos aqui pelo Flamengo. Só por isso. Não somos moleques. Somos flamenguistas. Estaremos aqui sempre. UNIDOS. Na derrota. Na vitória. Cantando e dando o melhor de nós para o nosso Flamengo”.
Um exemplo.
Melhor que isso. Um aprendizado. O maior aprendizado de todos: A amizade.
Vc quer saber se isso é verdadeiro? Então to te esperando. Quarta-feira (23/07) à partir das 21hs no Bar da TONU. Olhe vc mesmo. Se arrepie vc também.

Mega estrelinha da amizade pra todos vcs.

Raça, Amor e Paixão.



Postado por: Um dos 200 torcedores apaixonados que lotam o bar da TONU em todos os jogos do Flamengo.

11 comentários:

Anônimo disse...

Galera me arrepiei demais ao lê tudo isso que postaram, simplesmente foi maravilhoso o texto, existe uma diferença entre nossa torcida e as demais realmente, estamos ali para falar sobre flamengo, para honrar esse clube e defender esse clube, estamos ali para cantar somente flamengo, pela primeira vez no ano no brasileirao conhecemos uma derrota que abala , uma derrota que da raiva, que deixa enfurecido, confeço qeu até eu me exaltei, fiquei com o sangue quente e quase nao me controlo, mas essa torcida ainda bem que é feita de união e respeito, todos entendem o lado do outro, e lendo esse texto realmente da pra perceber que somos a maior e a melhor, somos feito de união, feitos de RAÇA, AMOR e PAIXÃO, com certeza relendo o texto pude rever alguns erros, que ficaram para trás, e dizer que toda semana eu penso todo dia para chegar logo,
as quartas, quintas, sábado ou domingo, pra ser mais sincero, chegar logo o próximo jogo do MENGÃO para ir viver e rever a festa que todo jogo tem no bequimão com essa galera mais animada de são luís.
grande diretoria parabéns ao trabalho que vocês vem realizando, e sei de que alguma forma esses mais de 200 pessoas ajudam a TONU a crescer, cada um tem seu papel importante, seja cantando seja vibrando e torcendo e sou grato por fazer parte dessa torcida e vibrar e cantar junto com vcs, pode esperar masi e mais de todo mundo, pq agora nao tem mais como votlar , agora é somente olhar pra frente e crescer, vlw TONU
"vamos flamengo eu to aqui te sigo a todo lado..."

Unknown disse...

Sabíamos que um dia iríamos perder, afinal por melhor que vc estivéssemos a derrota um dia viria .. Ela só serve pra nos fortalecer.. É por na T.O.N.U só terem pessoas maravilhosas, de bom coração e amigos que eu digo, pode acontecer o que acontecer + jamais deixarei de fazer parte dessa maravilhosa torcida que só alegra e contagia quem por lá passa..
Muito sensata nossa torcida sempre mostrando ali que não vamos à procura de brigas de torcida e sim em apenas assistir o jogo do flamengo, todos na paz e amor ao nosso grande time, o + querido do Brasil.
Mengooooo mengoooo não importa se ele perde ou ganha nos vamos cantarrrrr..
Amo em especial alguns ali de coração..

Unknown disse...

Bom amigos, pude ver nesse texto que o nível do diálogo e a veracidade dos fatos e como eles são narrados pelo orador chega a arrepiar, a TONU é isso ai tudo mesmo que foi escrito e só tende a crescer....é lindo e maravilhoso ver que a cada dia nossa torcida cresce e que a cada integrante que se associa é mais um amigo que fazemos, cada desconhecido que abraçamos e cada rosto diferente que encontramos nos deixa mais alegres e nos incentiva mais ainda a levar esse projeto pra frente, mesmo com as dificuldades financeiras e com o pouco de tempo que nos resta, mesmo assim nós nunca iremos desistir de levar a TONU ao topo das mais belas e mais vibrantes torcidas off Rio, por isso vamos honrar e vestir a camisa do NINHO que nos enche de orgulho e prazer..."Discordia" isso não existe dentro da TONU, como diz o meu capitão Fabio Luciano, o grupo ta fechado e vamos nessa balada até o final da competição, atritos sempre iram ocorrer mais cabera a nós saber reverter as situações e não deixar isso mais acontecer se somos um grupo fechado temos que fazer isso prevalecer e nunca deixar o orgulho falar mais alto..."a amizade nem mesmo a força ira impedir, quero chorar o teu choro, quero sorrir seu sorriso, valeu pror você existir amigo...." e quarta feira o bicho pega de novo e o mengão vai pra cima da PORTUGUESA com o nosso apoio.....

Borini disse...

amigos o site da T.O.N.U está lindo, show de bola, se precisarem de algo o Marcelo pode me comunicar.
abraços
BORINI
RRN 37° - COMANDO CAPIXABA

Anônimo disse...

Estou passando por aqui para deixar um abraço nos meus queridos amigos do NINHO MAIS FAMOSO DO NORDESTE e dar meus PARABÉNS pelo Blog que ainda não conhecia.
Esse grupo de vocês é um ORGULHO para a nossa NAÇÃO.
ABRAÇÃO EM TODOS !!!,
Ricardo Perez

SKelly disse...

Nossa!!! Fiquei sem palavras ao ler essa declaração de amor ao NINHO DO URUBU!!! Saiba que causamos inveja e somos provocados por isso mas não devemos a nos rebaixar ao nivel deles pq nós somos uma FAMILIA e como toda boa familia devemos dar o exemplo. Exemplo de respeito, união, amor!!! E tudo isso nós já somos e fazemos!!! Tenho orgulho da minha familia T.O.N.U!!! Lugar onde conquisto a cada dia uma nova amizade!!! Que grande familia!!! Obrigada familia T.O.N.U por sempre me receber com respeito e carinho!!! bju bjim bjao!!!

Unknown disse...

VAMOS VENCER A LUSA AMANHÃ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2 X 0

SRN

Moacir Coelho de S. Neto disse...

Olá Queridos amigos e simpatizantes da TONU...

Venho atraves deste comentario falar oq achei do post do nosso amigo da TONU q fez o emocionante texto da atualização.
Primeiramente queria falar do jogo que perdemos do Vitoria perdemos sim mais isso não é o fim do mundo porque todo grande time é feito de grands vitorias e pequenas derrotas acho q essa derrota vai servir para que o mengo se ligue e não deixe esse momento tão bom subir a cabeça como foi na libertadores...espero que os erros do jogo contra o vitoria seja superado contra a lusa..
vamos lá mengao avante...

e a respeito do texto do colega achei muito emocionante ate fiquei arrupiado, a galera da TONU apesar de conhecer todos a pouco tempo é uma galera muito gente boa bem receptiva e alegre q uma das coisas q admiro é o amor pelo FLAMENGO...
vamos continuar assim e sempre com muita RAÇA, AMOR E PAIXÃO..

SRN A TODOS DA (--> T.O.N.U <--)

Anônimo disse...

Estou passando por aqui,para parabenizar o blog de vocês e dizer que a torcida organizada do ninho do urubú é maravilhosa igualmente as que existem em todo o brasil.Quero mandar um grande abração para todos os integrantes da tonu e principalmente ao meu amigo MARCELO ARRAIS,Valeu pessoal e SRN a todos!!!!

Unknown disse...

É pessoal, domingo passado tivemos que segurar os nervos, segundo tempo, 1x0 vitória, a torcida do São Paulo provocando e ainda ter que aguentar erros de arbitragem, é complicado... mas conseguimos e saimos de cabeça erguida. Demos um exemplo maravilhoso, ao invés de partir para a briga, simplesmente começamos a cantar, somo assim, somos FLAMENGO.
Desde que começou a nossa torcida, sempre colocamos o respeito acima de tudo, sempre falamos uns para os outros de que somos homens de bem, e esta torcida é uma torcida de bem. Fundamos a torcida no intuito de unir a massa rubro negra ludovicense, no intuito de dar um pouco de alegria àqueles que gostam de assistir os jogos do Mengão com amor, paz e felicidade no coração. A TONU se esforça a cada dia para que torcedores do mengão sintam o orgulho de ser FLAMENGUISTA. Erramos sim, como qualquer outro ser humano, mas somos hulmildes o suficientes para pedir desculpas, assumir os erros e aprender com eles. Sinceramente, sou muito feliz em ser FLAMENGUISTA e em fazer parte da maior torcida organizada do MA.
Mesmo distante, nós sempre cantamos para o Flamengo, pois sabemos que pensamentos positivos ultrapassam barreiras, e tenho certeza de que a nossa energia chega aos nossos atletas a cada jogo...

PARABÉNS NINHO DO URUBU, POR SER SIMPLEMENTE FLAMENGO!!!

Anônimo disse...

Galera é de arrepiar esse TEXTO, quem escreveu tá de PARABÉNS, nossa torcida é diferente de todas nóis somos FLAMENGO, nóis somos os MAIORES, O MAIS AMADO PELA NAÇÃO e odiado pelos infelizes, que não conseguem calar o AMOR que sentimos por esse clube ou pode-se dizer essa "RELIGIÃO". Infelismente nem o mais pessimista flamenguista, esperaria uma derrota como a que levamos, porém somos o LIDER e vamos nos fortalecer cada vez mais.... quanto o pequeno atrito entre AMIGOS que ocorreram, só serviu para UNIR ainda mais esse grupo de AMIGOS que a cada dia se fortalece assim como a força da nossa torcida. Estaremos sempre UNIDOS, CANTANDO E VIBRANDO. Vamos mostrar para os outros que nóis somos FORTES e que eles são fracos que não tem torcida, por isso eles se unem para torcer e tentar ver a nossa tristeza, mais acabam quebrando a cara. VALEU TORCIDA MARAVLHOSA!!!!!! VALEU FLAMENGO, NÃO TENHO DUVIDA SEREMOS OS CAMPEÕES!!!! VAMOS LOTAR HOJE E MOSTRAR QUEM É A MAIOR!!! SRN.